quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Mirrorless ou DSLR?

Câmara mirrorless ou DSLR? A escolha, certamente, não é fácil, especialmente se você é um fotógrafo amador, com a ambição de transformar a fotografia digital a partir de um hobby em algo mais avançado. As DSLRs são certamente o ponto de referência para a fotografia profissional desde 1950, e não mostram sinais de afrouxar a sua forte presença no mercado. Ao mesmo tempo, as câmaras mirrorless, as primeiras rivais reais para o DSLR, a nível profissional, estão a mostrar, melhorias a cada mês e novos modelos estão constantemente a ser lançados.Se você é apaixonado por boa fotografia, mas não tem certeza de qual câmara deve comprar, leia e descubra as vantagens e desvantagens desses dois tipos de câmaras, e qual o seu público-alvo. Espero que, desta forma, você seja capaz de resolver o dilema, DSLR ou MIRRORLESS.

Que câmara deve escolher um iniciante?

Muitos fotógrafos iniciantes iniciam a aprendizagem fotográfica a tirar fotos aleatórias dos seus amigos, família e viaja com uma câmara básica compacta ou smartphone. No entanto, quando um amador começa a pensar mais seriamente sobre a fotografia, ele ou ela deve escolher um de dois caminhos - a DSLR de nível de entrada ou uma câmara mirrorless. Se o seu desejo é o de tirar fotos de alta qualidade durante a caminhada pela cidade ou em férias, a câmara mirrorless ganha vantagem, considerando o seu tamanho compacto e construção leve. Se, no entanto, você tem a ambição de se tornar um fotógrafo profissional, o seu caminho vai cruzar-se com uma DSLR antes ou depois. Isso ocorre porque as câmaras mirrorless, como existem hoje, não se comportam como DSLRs digitais, em termos de velocidade, como você verá mais a frente. (É claro que isso não significa que as mirrorless não melhorem no futuro. De fato, com certeza que isso vai acontecer.)

Pode uma câmara mirrorless substituir uma DSLR para a fotografia profissional?

Para os fotógrafos profissionais, a questão não é: "Eu tenho que escolher", ou  "eu tenho que usar ambos ou apenas um DSLR". Os profissionais vão achar que é difícil desistir da seu fiel DSLR, pelo menos no futuro próximo, e há uma série de razões para isso acontecer, profissionais, que trabalham em , casamentos, notícias e fotógrafos de desporto, muitas vezes precisam fotografar em circunstâncias difíceis que envolvem objetos em movimento rápidos. Pense num buquê a voar no ar ou num carro de corrida a passar a alta velocidade, e você saberá o que quero dizer. Para fotos de ação, é essencial que a câmara possua um sistema de focagem automática profissional com rapidez e precisão, e zero atraso do obturador, dois elementos que a maioria das câmaras mirrorless ainda não têm. Em locais escuros, como museus, igrejas e salas de conferências, a velocidade torna-se ainda mais difícil se o autofocus é pobre, com uma DSLR a probabilidade de ter sucesso na captação da imagem é bem maior, as DSLR dão aos profissionais muito mais liberdade para trabalhar com o funcionamento interno da câmara. Com esses controles manuais, o resultado de todas as fotos que você tirar é (quase) 100% controlado pelo fotógrafo. Como pode constatar a questão não é se as mirrorless podem substituir as DSLR a nível profissional. O debate real é se os profissionais devem usar as câmaras para complementar com a sua DSLR.

Em conclusão

Em resumo, enquanto as câmaras mirrorless e de entrada DSLR estão em concorrência directa para o mercado amador, são tudo menos rivais no mundo da fotografia profissional. Em vez disso, eles são ferramentas complementares que devem ser usadas ​​de acordo com a situação dada. Normalmente, isso vai significar usar DSLR para atribuições profissionais e câmaras mirrorless para passeios casuais, fotografia de rua e viagem. Antes de comprar, você precisa entender onde você se situa no mundo da fotografia. Você está feliz em manter a foto como hobbie na sua vida, ou a fotografia pode ser a sua grande paixão?

Sem comentários:

Enviar um comentário