domingo, 9 de outubro de 2016

Ângulo de Visão



PORQUE É QUE O TAMANHO DO SENSOR IMPORTA?

O tamanho do sensor da imagem tem impacto na distância focal efectiva de uma objectiva e, consequentemente, no angulo de visão. A distância focal serve de guia para o angulo de visão. Mas as camaras com sensores menores captam uma área menor de imagem projectada pela objectiva. Isto significa que as distâncias focais mais curtas são necessárias para assim obter o mesmo angulo de visão.

FULL FRAME - Estes sensores têm as mesmas proporções de um frame de filme de 35mm e captam a visão total com objectivas compatíveis.

APS-C - Sendo x1.5 ou x1.6 mais pequeno do que um sensor Full Frame, um sensor APS-C oferece uma visão mais estreita com a mesma objectiva.

QUATRO TERÇOS - Estes sensores têm metade do tamanho de um sensor Full Frame. Uma objectiva 50mm numa câmara Quatro Terços oferece um angulo de visão equivalente ao de uma objectiva 100mm numa reflex Full Frame.

O ângulo de visão é uma medida que determina o quanto de uma cena ou de um assunto uma objectiva pode registar. Expresso em graus, o ângulo de visão pode ser medido horizontalmente, na vertical ou na diagonal ao longo da imagem. A distância focal é a chave: objectivas com distâncias focais maiores oferecem uma visão mais reduzida, Pode, é claro, mover a câmara para mais longe a fim de trazer mais de uma cena para a imagem ou mover para mais perto, de forma a conseguir um registo mais aproximado - ou ficar onde está e ajustar o zoom -, mas o ângulo de visão para o comprimento focal escolhido não muda. O que se altera é a relação entre os objectos na imagem se se mover no terreno. Dê um passo em frente com uma objectiva grande-angular e continuará a captar mais do plano de fundo em comparação com o restante assunto da sua foto. Uma objectiva longa continuará a registar uma parte muito menor do plano de fundo em relação ao assunto à medida que se distancia.

Quando os fotógrafos especulam acerca da distância focal de uma objectiva, eles referem-se ao ângulo de visão da câmara, aquele que determina como uma cena pode ser captada e composta. Objectivas longas com distâncias focais de 200mm, 300mm, 400mm ou mais, oferecem ângulos de visão estreitos, que tornam mais fácil o isolamento dos detalhes dentro de uma cena maior.
A desvantagem de ter um ângulo de visão de apenas alguns graus é que se torna fácil perder a noção do um assunto; uma ligeira mudança na posição da câmara pode ter um efeito dramático sobre qual a área a ser cristalizada pela objectiva. Este problema é agravado se estiver a seguir um assunto em movimento - alguém que já tentou fotografar pássaros a voar a uma grande velocidade com uma objectiva de 60mm compreenderá o que está a ser dito!
As objectivas grande - angular invertem este problema. Os comprimentos focais na ordem dos 16-35mm são capazes de sugar uma grande quantidade de cena numa fotografia e, consequentemente, tornar-se mais fácil enquadrar inicialmente o disparo e recompor rapidamente. A desvantagem de ter um ângulo de quase 100 graus é que se torna muito mais propício o aparecimento de distrações no frame; além disso, acaba por ser mais desafiante fazer com que um objecto se destaque no "ruído".
Fique a saber que se pode explorar as características de diferentes ângulos de visão de forma criativa. Por exemplo, aproximar-se com com uma objectiva grande - angular significa que pode captar tudo ao seu redor numa única imagem. Pode também jogar com a escala: os objectos mais próximos da câmara aparecerão muito maiores em relação àqueles que se encontram mais distantes.
Distâncias focais mais longas mostram uma secção muito mais diminuta do plano de fundo. Isto não só torna mais fácil a composição de um registo mais "limpo" - um pequeno movimento da objectiva é tudo quanto precisa para encontrar uma parte mais apelativa da cena -, como ainda amplia o plano de fundo. Pode então fazer-se valer deste promenor para captar edifícios distantes, montanhas ou até mesmo para fazer com que a lua pareça muito maior que os elementos do primeiro plano. Neste caso, o trade-off passa por ter de fotografar a partir de uma distância maior para conseguir incluir ambos no mesmo disparo.

Sem comentários:

Enviar um comentário