quinta-feira, 29 de setembro de 2016

RAW VS JPEG

Quando tiramos uma fotografia, o sensor da nossa máquina capta a informação vista pela lente, dependendo das capacidades da máquina e da forma como está configurada essa informação pode ter vários destinos, ou é salva em bruto sem qualquer processamento num ficheiro RAW ou é processada, convertida e comprimida para outro formato dando como exemplo o conhecido JPG.


FORMATO RAW
O formato RAW é conhecido como o negativo digital, ou seja, contém toda a informação captada pelo sensor da nossa máquina pixel a pixel sem qualquer tipo de processamento ou compressão, não podendo por isso ser utilizado como imagem.
Cada marca tem o seu próprio formato e extensão para o seu ficheiro RAW, como por exemplo a Nikon que utiliza a extensão *.nef e a Canon *.crw.
Por consequência, conhecem melhor que ninguém as suas características, por isso, aconselho vivamente a utilizarem o software da marca para fazerem os ajustes básicos ( Balanço de Brancos, Tons, etc.) e depois processarem a imagem para um ficheiro sem compressão ( *.tiff, por exemplo) de forma a tirarem mais partido da imagem e aprofundarem mais a edição no nosso software favorito.


Sem comentários:

Enviar um comentário